27/01/2022 11:26 - EM
Futebol
Média de idade do elenco do Fluminense para 2022 é de 27,2 anos
Tricolor conta com mescla de Moleques de Xerém com jogadores experientes


Na disputa da Libertadores pelo segundo ano consecutivo, o Fluminense inicia a temporada com um elenco renovado. Entre saídas e chegadas, a diretoria aumentou o investimento e fortaleceu o plantel com contratações pontuais e a manutenção da base de 2021. A aposta para 2022 é contar com um grupo que reúna características importantes extraídas de uma mescla entre muitos atletas jovens e alguns jogadores mais experientes, de perfil vencedor e acostumados a grandes decisões. Desse modo, a média de idade do elenco, que conta com 35 jogadores, é de apenas 27,2 anos – inferior, por exemplo, à média do plantel do Atlético-MG campeão brasileiro em 2021.

Para o técnico Abel Braga, o número é o ideal para se trabalhar. Ele destacou a importância de contar com jogadores mais “cascudos” no elenco para, inclusive, ajudar os mais novos a se desenvolverem e ajudarem o time. Satisfeito com o grupo que tem nas mãos, o comandante do Time de Guerreiros se mostrou otimista com os reforços que chegaram e com o que vem pela frente na temporada.



Leia mais: Abel revela ansiedade para estreia e avalia pré-temporada: “Excepcional”

“Essa mescla tem sido uma tônica. A gente tem visto o Fluminense revelar grandes jogadores, muita gente boa tem surgido aqui. Nós queríamos essa média. Trouxemos jogadores competitivos. Estou muito impressionado com todos eles. Nós estamos muito bem servidos e temos consciência daquilo que nós temos. É um elenco de muita qualidade, que conta ainda com um grande líder, o Fred, que está parecendo um menino. Ele está feliz e nós também. O mais importante é que, esses caras, já com a vida feita, dão uma segurança muito grande aos jovens. Eles fazem os garotos se sentirem bem, fazendo parte do grupo. Aqui estamos todos no mesmo barco, no mesmo caminho e seguimos no mesmo rumo, juntos”, disse Abel.

Entre os jogadores que compõem o elenco, 12 foram revelados nas categorias de base, reafirmando uma tendência de aumentar cada vez mais a utilização dos Moleques de Xerém na equipe principal. Não à toa a última temporada foi aquela em que o Fluminense mais usou atletas formados no clube, com 25 garotos jogando pelo time profissional, superando um recorde que antes pertencia ao ano de 2002. O diretor executivo de futebol, Paulo Angioni, comentou sobre a importância de abrir espaço para jovens atletas e a mescla com jogadores mais experientes.



“Inicialmente, é importante dizer que a média de idade é comprovada na própria eficácia da competição. Quando você vê que uma equipe tem a condição de fazer a junção de pessoas mais experientes com outras mais jovens no mesmo ambiente, ou seja, na prática do jogo, surgem números extraordinários. Então é isso o que a gente tem feito. A gente tem aproveitado aquilo que é mais rico no Fluminense, que é a formação na base, é uma grande chancela do clube, atrelado a alguns jogadores mais experientes. E temos a vantagem, ainda, de ter uma enorme idolatria do clube presente nos jogos, que é o Fred. Isso tudo dá um resultado bom. E a média de idade do elenco do Fluminense está excelente. Temos alguns jogadores bem amadurecidos e outros bem jovens, que na composição final dá um resultado muito positivo”, analisou Angioni.

Para mesclar experiência e juventude, o Fluminense reforçou seu plantel com jogadores mais tarimbados e trouxe, nesta janela de transferências, nomes importantes como Felipe Melo (38 anos), Willian Bigode (35), Fábio (41) e Germán Cano (34). Além do trio, o grupo conta ainda com toda a liderança de atletas como Fred, Paulo Henrique Ganso, David Braz e Muriel.



Goleiros: Fábio (41 anos), Marcos Felipe (25), Muriel (34) e Pedro Rangel (21)

Zagueiros: David Braz (34 anos), David Duarte (27), Luan Freitas (21), Luccas Claro (30), Manoel (31), Matheus Ferraz (36) e Nino (24)

Laterais: Calegari (19 anos), Cris Silva (28), Danilo Barcelos (30), Mario Pineida (29), Marlon (24) e Samuel Xavier (31)

Meias: André (20 anos), Felipe Melo (38), Martinelli (20), Nathan (25), Nonato (23), Paulo Henrique Ganso (32), Wallace (20), Wellington (30) e Yago Felipe (26)

Atacantes: Caio Paulista (23 anos), Fred (38), Gabriel Teixeira (20), Germán Cano (34), John Kennedy (19), Jhon Arias (24), Luiz Henrique (21), Matheus Martins (18) e Willian Bigode (35)

Fotos: Lucas Merçon/FFC
Texto: Comunicação/FFC

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!





Umbro orig original
Betano original
Gazin original
Premiervipcar original
Tim original
Patrocinio.jpg original
Univassouras original
Hotelnacional original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Samoc original
Avanutri original
Aguiabranca original
Puri original
Bluepex original
Rentv original
Nhj original
Nb original
Telecall original
Thermohuman original
Bodymetrix original
Vaccini original
Top on original
Singular original
Opusseg original
Coachid original
Donna original
Estacio original
Cbc original
Dmcremocoes original
Prosoccer original
Fourtrade original
Phnorte original
Playermaker original
Prata original