01/08/2019 14:20 - EM
Olímpico
Estande de tiro esportivo do Fluminense completa 100 anos
Local foi inaugurado em 1919 pelo primeiro medalhista olímpico do Brasil, Afrânio Antônio da Costa, prata na pistola livre nos Jogos Antuérpia 1920


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Inaugurado no dia 03 de agosto de 1919, o histórico estande de tiro do Fluminense completa 100 anos neste sábado. Para comemorar a data, será realizado um torneio fechado com aproximadamente 80 participantes, que disputarão as provas de ar comprimido, carabina mira aberta 25 metros, armas curtas 25 metros e duelo de 20 segundos.

"Na época da inauguração, autoridades federais ficavam no Catete e muitas delas treinavam em nosso estande. Naquele tempo, as pessoas atiravam de paletó e gravata. Com o tempo foram sendo feitas algumas reformas e hoje o estande está pronto para o tiro livre e ar comprimido, sempre com uma visão esportiva. Aqui são realizadas provas internas e da federação estadual, e começamos a realizar novamente provas do Brasileiro. Elas são feitas online, de forma embrionária, mas isso ainda vai se desenvolver", explicou Marcos Bastos, conselheiro do Fluminense e praticante de tiro esportivo.

O estande de tiro tricolor foi idealizado pelo primeiro medalhista olímpico do Brasil, Afrânio Antônio da Costa, prata na pistola livre 50 metros dos Jogos Antuérpia 1920. Construído ao lado do ginásio, onde hoje estão as quadras laterais do clube, durante a gestão do presidente Arnaldo Guinle, o estande foi usado como local de treinamento pela equipe de tiro esportivo que representou o Brasil naquela edição das Olimpíadas. Além do segundo lugar de Afrânio Costa, Guilherme Paraense conquistou o ouro no tiro rápido de 25 metros. Os dois ainda ganharam o bronze por equipes na pistola livre 50 metros, juntamente com Sebastião Wolf, Fernando Soledade e Dario Barbosa.

Outro atleta que fez história no Fluminense foi Antônio Martins Guimarães. Considerado um ícone do tiro esportivo brasileiro,  começou a competir pelo clube em 1928 e acompanhou a substituição do antigo estande pelo atual, em 1934. Antônio participou de quatro edições dos Jogos Olímpicos (Los Angeles 1932, Berlim 1936, Londres 1948 e Helsinki 1952) e dos Mundiais de 1949, na Argentina, e 1952, na Noruega.

Nos dias de hoje, o estande de tiro tricolor mantém sua tradição e domina a modalidade no Rio de Janeiro. No ano passado, o clube conquistou seu 20º título estadual consecutivo.





Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original