04/05/2022 11:55 - EM
Futebol
Emoção e promessa de muita dedicação à torcida: o retorno de Fernando Diniz ao Fluminense
Técnico concedeu entrevista exclusiva à FluTV antes de sua apresentação oficial


De volta ao Fluminense após quase três anos, Fernando Diniz não escondeu a felicidade tão logo chegou ao Centro de Treinamento Carlos Castilho na última segunda-feira. O sorriso no rosto deixava explícita a satisfação pela oportunidade de novamente defender o clube onde criou forte identificação também nos tempos de jogador. Antes de conceder entrevista coletiva aos jornalistas, o comandante tricolor falou com exclusividade à FluTV e abriu o coração.

“A primeira palavra que me vem é emoção. Estou emocionado em voltar. Era um desejo meu, sabia que voltaria um dia. Quando eu saí, senti que aquela história deveria ter tido um outro desfecho. Então, esperei por esse momento. Fiquei três anos experimentando, vivenciando outras coisas e me preparando para poder voltar melhor do que eu saí. É uma alegria muito grande rever tanta gente que eu conheci e que me ajudou na minha primeira passagem. Era um momento muito diferente, em que vivíamos com quatro, cinco meses de salários atrasados, os jogadores faziam greve, com uma estrutura deficiente… Muitos problemas, mas, mesmo assim, trabalhamos com muita dignidade. Sempre percebi o carinho do torcedor comigo e meu com o torcedor. É uma alegria muito grande poder voltar e continuar a história”.



Confira outros trechos da entrevista do treinador:

Esteve no centenário como jogador e estará no aniversário de 120 anos do clube como treinaor

"É um privilégio duplo. Estive como jogador nos 100 anos, quando fomos campeões. Naquela passagem, caímos duas vezes na semifinal do Brasileiro e conquistamos o título carioca. Foi um momento importante da minha vida como jogador. Considero que a minha melhor passagem entre os grandes clubes do futebol foi aqui no Fluminense. Sempre fui um jogador muito dedicado ao clube. A minha identificação vem desde a época de jogador. Quando eu trabalhei aqui como técnico, em 2019, só aumentou. Agora, tenho o presente de voltar, em mais uma data especial: os 120 anos do clube"

Fred

"Fred e eu fomos companheiros. Aqui tem dois jogadores, entre os mais experientes do elenco, com quem tive a felicidade de jogar. Os dois eram jovens. Um é o Fred, joguei com ele no Cruzeiro. E peguei um pouco do Felipe Melo no Flamengo. Hoje, terei a alegria de treinar os dois. Mas, falando especificamente do Fred, é uma alegria muito grande, porque tenho uma identificação muito grande com ele. Nós praticamente não nos falamos mais desde a época em que jogamos juntos no Cruzeiro. Mas ele é o cara por quem eu verdadeiramente torci a vida inteira. Acompanhei muito sua carreira, torcendo muito para que tudo desse certo, como deu. Ele tem uma carreira brilhante, de maneira especial, no Fluminense, clube com quem ele tem mais identificação e amor, além da Seleção, do Lyon e dos outros clubes por onde passou. O Fred é um gigante de superação, qualidade, gols e conquistas no futebol brasileiro. É um jogador que tem que ser muito celebrado e festejado. Temos que aprender muito com o que ele fez e o legado que deixa"



Abel Braga

"É considerado (o maior treinador da história do Fluminense) com todos os méritos. O Abel foi meu treinador no Paraná Clube. Tenho um carinho muito grande por ele. Ele sabe disso. Inclusive, pelo filho dele, o Fábio. Nos tratamos de uma maneira muito legal nas poucas vezes em que conversamos por WhatsApp. Saiu daqui com um lindo título carioca, jogando de maneira maravilhosa. É uma das maiores referências que temos de treinador no futebol brasileiro, nos últimos 30, 40, 50 anos. Não só no Fluminense, mas no futebol como um todo. É um cara muito especial para a história do Fluminense e do futebol"

Estilo de jogo

"Eu tenho, de fato, uma característica bastante particular. Acho que as pessoas gostam, mas gostam muito mais de vencer, independente do estilo. Eu adoto meu estilo porque acho que é uma maneira melhor para ganhar os jogos. Acredito piamente nisso. O time que joga bem, tem mais chance de vencer. Tem gente que acredita em outras coisas. Mas é o que acredito. Temos que fazer de tudo, trabalhar intensa e profundamente. Eu vim para dedicar minha alma para que o Fluminense consiga vencer tudo o que for possível"

Maratona de jogos

"O calendário do futebol brasileiro é um problema de muito tempo, que está ficando cada vez pior. Mas os adversários estão na mesma maratona. Temos que ser inteligentes, trabalhar e procurar resolver o problema, fazendo o time jogar bem e ganhar os jogos. Temos que fazer o melhor que pudermos, em termos de estratégia, qualidade de treino e conversa com o jogador, para nos darmos bem nos campeonatos que estamos disputando"



Elenco

"O Fluminense tem muitos bons jogadores, tanto jovens, quanto experientes e de meia-idade. Inclusive, parece que foi um time que eles contrataram para minha chegada, porque tem aqui sete jogadores que eu indiquei em algum momento da minha carreira aos times para os quais trabalhei. Tem aqueles que já trabalharam comigo; tem alguns que, por eu gostar muito, já tinha indicado a clubes em que eu estava. Eu gosto muito de trabalhar com jogador da base. Sempre acaba abrindo espaço. Deve ter mais alguém escondido por aí, que tentaremos revelar"

Sul-Americana de 2019

"Aquele momento foi muito especial, ainda mais pelas dificuldades estruturais e de dinheiro que passávamos. Os jogadores eram muito unidos. Era uma equipe que tinha muita fome, jogadores jovens e que até então não tinham se firmado no mercado, como Allan, Caio Henrique e Yony González. Então, aquele time ajudou muito os jogadores, como eles ajudaram muito o Fluminense naquele momento difícil da história do clube. Depois, com a chegada do Mário, as coisas passaram a melhorar de uma maneira muito rápida. Tenho lembranças muito marcantes destes jogos, do Maracanã cheio, com a gente jogando bem, fazendo gols e a torcida saindo do estádio muito feliz. Espero que isso se repita de uma maneira muito mais intensa e em um número muito maior de vezes nesta passagem”



CT Carlos Castilho

"Só melhorou. Está mais bonito, tem mais campos… A fisioterapia está com aparelhos novos, modernos. O refeitório… Melhorou em todos os aspectos. Está tudo melhor aqui. Tem as coisas que já existiam quando eu estava, mas muita coisa melhorou. Está de parabéns pelo que aconteceu nesses últimos dois anos em que não estivemos juntos”

Recado para a torcida

"Eu estou emocionado em voltar. Esperei o momento da minha volta e vou dedicar cada segundo da minha vida para o Fluminense ser muito feliz esse ano".

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!





Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original